22 de dez. de 2010

Como resistir as tentações de fim ano?

Sabe-se que fim de ano é aquela comilança, doces, bebidas e bla bla bla, mais como resistiremos a tantas calorias?
Essa época de comilança chegou de novo e, com ela, milhões de calorias! Eu sei que o mês de dezembro inteiro é muito difícil. Parece que a ansiedade domina as pessoas, que o mundo vai acabar e a gente precisa fazer tudo, absolutamente TUDO o que não fizemos no ano inteiro que passou em 30 dias. Até parece que as coisas mudam quando amanhece dia 01 de janeiro, né? Enfim, cada um leva essa época da maneira que achar melhor!
O que eu acho é que essa ansiedade só prejudica a gente, que está tentando emagrecer ou manter o peso. Por isso, segue agora um monte de dicas para a gente tentar se segurar e passar ilesas por essa época!
Dicas de comportamento
 Não vá para as festas de comemoração com o pensamento de “vou comer tudo o que eu puder”. Você vai comer o que precisar, o que for suficiente para saciar a sua fome, ok? Hehehe… Se a festa for na sua casa, faça algumas opções de pratos para você e para quem estiver de dieta. Se a família inteira topar comer um salmãozinho com arroz integral e salada, maravilha! Aí, você faz uma maionese gordinha para quem quiser  e pronto!
 Se a festa for na casa de alguém com quem você tem bastante intimidade, que tal você levar algum prato especial? Converse com a dona da casa, pergunte o que vai ter de ceia e veja se pode levar um prato mais light para todos. Assim, você come somente a opção que escolheu.

Dicas de alimentação
  Chester, peru e lombo assados são boas escolhas de carne. Se quiser comer peixe, o bacalhau é saboroso e saudável. Mas, se você for hipertensa, nem chegue perto! Aí, você pode comer salmão ou pescada com legumes, mas sem molhos gordurosos.
 De sobremesa, as frutas da estação são melhores que os doces, obviamente. Cereja, pêssego, ameixa, nectarina e lichia combinam com o clima do natal!
 Quer tomar alguma bebida alcoólica? Lembre-se que elas têm um valor calórico danado. Uma lata de cerveja, por exemplo, tem cerca de 130 caloria, a mesma coisa que um copo de refrigerante comum. Será que vale a pena?
 Para os acompanhamentos, escolha as saladas com folhas verdes, ricota e frutas como abacaxi, manga ou uvas passas.
 A farofa pode ficar menos calórica se feita com margarina light e uvas passas.
 Se você não resiste ao panetones, prefira os de frutas ao invés dos com chocolate e mousses.

Não podemos nos cobrar emagrecer nessa época do ano, mas vamos tentar chegar em janeiro com o mesmo peso de agora? Conto com vocês!

Nenhum comentário: