16 de jan. de 2011

A sua dieta estacionou? O que fazer?

Meninas tenho certeza que vcs irão adorar...Muitas pessoas se perguntam por que o peso estaciona, aqui temos as respostas tão esperadas....

Os quilos despencam em queda livre nas primeiras semanas do novo plano alimentar, mas depois o ponteiro da balança estaciona? Isso não é, e nem pode ser, um motivo para desânimo. Descubra o que pode estar errado e vá em frente.

Quem faz dieta para redução de peso deve sentir raiva daqueles quilinhos que teimam em aparecer na balança, mesmo com muita disciplina e, algumas vezes, sacrifício. A sensação de que a dieta parou de dar resultados é horrível! Desanima qualquer um! Sem ver os efeitos positivos, fica muito difícil não retomar aos velhos hábitos alimentares e voltar a engordar.

Antes que isso aconteça, é preciso entender que a maioria das dietas têm um efeito de “emagrecimento” rápido no início e reduz o ritmo ao longo dos dias. Isso ocorre porque inicialmente se perde, sobretudo, o excesso de líquido do organismo, o que faz uma grande diferença na balança.

Depois de algumas semanas, a perda de peso na balança passa a ser mais lenta, o que dá a falsa sensação de que a dieta parou de funcionar. Para não desanimar, é bom saber que esse processo é considerado normal. Claro que quem faz dieta quer alcançar sua meta o quanto antes. Mas o importante é ter consciência de que quanto mais lento e gradual for o seu emagrecimento, maiores serão suas chances de conseguir uma mudança definitiva dos hábitos errôneos e de se manter no peso ideal.

Agora, se o ponteiro da balança realmente resolveu estacionar por um bom tempo, precisamos descobrir o que há de errado, já que existem vários motivos que podem levar um plano alimentar ao fracasso. Primeiro: como você está se alimentando? Apenas seguir um cardápio com poucas calorias e pouco variado é o primeiro passo para ceder aos alimentos proibidos. Quando a dieta é muito rígida, é fácil resistir no início, porém não vai demorar a abrir exceções. Então, é claro que a perda de peso vai parar nesse ponto.

O uso de medicamentos como inibidores de apetite e redutores de absorção também dificultam o caminho até sua meta. Esses produtos acabam perdendo seus efeitos por causa de mecanismos de tolerância do organismo. Depois de um tempo, você percebe que o tamanho da sua fome volta a ser como antes e aqueles quilos que você perdeu, geralmente, reaparecem. Portanto, vale ressaltar que o importante não é a velocidade e facilidade que se emagrece, mas, sim, com que qualidade. Se esse processo de emagrecimento não for com tranqüilidade, qualidade e bom senso é muito provável que seu plano alimentar realmente pare de funcionar e você volte a engordar.

Um terceiro e importantíssimo fator pelo qual sua dieta pode perder força e seu plano de emagrecimento ir por água abaixo, é a prática de atividade física. No começo, todos se sentem estimulados a malhar. Mas se o exercício não for um hábito em sua vida, existe uma forte tendência a largá-lo logo nos primeiros dois meses. Com isso, o gasto calórico tende a ser menor, dificultando muito mais a eliminação de gorduras.

A dieta também pode ter sua parcela de culpa. Não pode ser muito restrita, nosso corpo pode ter reações que dificultam a perda de peso com práticas assim. Quando ele é submetido a uma redução calórica muito drástica, o organismo se defende, reduzindo o metabolismo. Ou seja, o corpo começa a trabalhar em uma marcha mais lenta e armazena praticamente tudo o que você come em forma de gordura. Afinal, ele não sabe quando vai voltar a receber alimento para manter suas funções básicas.

Portanto, como salienta a equipe de nutricionistas da Nutriway, para emagrecer, não existem milagres. É preciso não desanimar e não colocar tudo como um grande sacrifício, mantendo sempre em mente que adotando hábitos de vida saudáveis e tendo uma alimentação equilibrada e variada, sua meta será alcançada com muito mais rapidez e qualidade.

Assim, o recomendado pela Nutriway é que se entre em contato com profissionais qualificados, que sigam uma dieta equilibrada e que contemplem todos os grupos alimentares: Energéticos (massas, pães e cereais), Construtores (carnes, leite, queijos e ovos) e Reguladores (verduras, legumes e frutas). Além disso, pessoas qualificadas que transformem a prática de exercícios físicos em um estilo de vida. Em suma, transformem tudo em uma meta para sua saúde!

Espero que tenham gostado...mil bjus fer

Um comentário:

Bethânia disse...

Olá, tudo bem? Esse seu post relata muito do que aconteceu comigo no ano passado. Parou e eu acabei parando tb. Agora estou no recomeço, mas tirarei lições daqui. Obrigada!